A PRAIA
A praia tem uma extensão de 960m começando no Canto do Gravatá e terminando na Ponta do Meio.
A largura da faixa de areia varia entre 10 e 75m.
A areia é fofa e a água do oceano Atlântico é cristalina.
Toda a praia é contornada por vegetação rasteira com pequenos arbustos e muita natureza.
As ondas e os ventos sao bons o ano inteiro proporcionando condições perfeitas para a prática de esportes como surf, kite surf, parapente e muitos outros esportes radicais!
História da Praia Mole
A antiga Praia do Retiro da Lagoa ou Praia Mole, é hoje uma das praias mais preservadas da costa leste da ilha.
Andando pelas suas areias não fica difÃcil imaginar a origem do seu nome, ao pisar os pés afundam quase como uma "areia movediça", os pescadores locais chamam de chão mole.
Até os anos 80 a Praia Mole era deserta e frequentada apenas por alguns surfistas em busca de altas ondas.
Hoje a praia é uma das principais da Ilha de Santa Catarina.
Trilhas e Passeios
Muitos moradores de Florianópolis nem sabem que a Praia do Gravatá existe. O nome se da por conta da planta que está por toda parte da praia, que tem uma pequena extensão de areia de cerca de 60m - entre a Praia Mole e a Joaquina. A caminhada é curta e fácil, mesmo iniciando com subidas. Encontra-se no topo do morro, o ponto utilizado para os saltos de parapente, que colorem o céu da Praia Mole. Chegando na linda Praia do Gravata, existe apenas uma pequena colônia de pescadores, rodeada por verdes, pedras e mar.
Já para o lado esquerdo da Praia Mole, existe também uma trilha para a linda Praia da Galheta, conhecida pela prática de nudismo (opcional). Seguindo pela praia é possivel ir por trilhas até a Barra da Lagoa.
Andando para o outro lado, temos a famosa Lagoa da Conceição, um dos lugares mais belos da ilha, perfeito para esportes como Kite surfe, Windsurf, Stand Up Padle, remo e muito mais.
O passeio de barco para almoçar na maravilhosa Costa da Lagoa é imperdivel, diariamente muitos barcos fazem esse trajeto partindo da ponte do centrinho da lagoa.